Válvula Globo
A Válvula Globo possibilita um ótimo controle de regulagem do fluxo de líquido ou gás, sendo assim, geralmente são indicadas para administrar ou até mesmo impossibilitar a vazão ou pressão de fluido de um líquido específico ou de um gás por meio de um tubo ou sistema de distribuição. Sua abertura ocorre quando o volante é girado no sentido anti-horário, assim como para fechá-la é no sentido contrário.
Esse controle que a Válvula Globo proporciona, oferece uma regulagem eficiente do fluido com o mínimo de desgaste possível por erosão, tanto na sede quanto no obturador.
Na Válvula Globo, a ficha é ligada a uma haste operada por ação de parafuso, através da utilização de um volante em válvulas manuais. Contudo, quando utilizada em indústrias, a válvula pode ser selada por através de sistemas pneumáticos, elétricos ou atuadores hidráulicos, ao invés do volante manual.
Há diferentes modelos de Válvula Globo, a mais convencional é a do tipo T. No entanto, existem outros tipos, como por exemplo a Globo Angular, Y ou 45°, entre outras menos comuns, como aerodinâmicos, fundo de tanque, agulha e globo não retorno.
Sobre as possibilidades de materiais, elas podem ser forjadas, fundidas, de ferro ou bronze e fabricadas com dois tipos de vedação (disco metálico ou em PTFE).
O disco metálico é mais indicado para fluidos líquidos e limpos, enquanto o PTFE possui uma compatibilidade com diferentes fluidos, e diferente do primeiro, ele é capaz de absorver alguma imperfeição ocasionada por impurezas no fluido.
Solicite um Orçamento
[wpforms id=”5606″]