Entenda a diferença entre Válvula Guilhotina X Válvula Gaveta
Primeiro, entenda onde cada uma delas costuma ser utilizada.
De forma geral, a Válvula Gaveta e a Válvula Guilhotina foram criadas com o intuito de serem usadas na engenharia hidráulica, tanto através da condução de água potável, quanto tratamento de esgoto, por exemplo. Outras alternativas, como água de lavagem, lodo, óleos, fluidos viscosos (não inflamáveis), também podem ser utilizadas. Normalmente, elas não são utilizadas em processos que não exigem operações constantes.
Descubra quais são as principais especificações de ambas as Válvulas e suas similaridades.
Podemos dizer que uma das principais características seria a capacidade da Válvula Gaveta e da Válvula Guilhotina possibilitarem uma baixa turbulência quando completamente abertas, especialmente por conta de possuírem uma obstrução à passagem do fluxo bem pequena.
Ambas as válvulas são do tipo On/Off e são utilizadas para bloqueio. Elas precisam sempre funcionar totalmente fechadas ou abertas para que o fluxo seja devidamente isolado no sistema, assim como operando de formas semelhantes na tubulação (por meio do disco).
Entenda onde a Válvula Gaveta e da Válvula Guilhotina não são recomendadas.
Quando as válvulas não estão completamente fechadas, a pressão do fluído contra a cunha emite uma vibração que geralmente danifica o assento e o disco, sendo assim, a Válvula Gaveta e a Válvula Guilhotina não são indicadas para controle de fluxo.
Além disso, os dois modelos são projetados para operarem com abertura e fechamento lento, evitando, assim, o efeito de martelo hidráulico. Dessa forma, seu disco, quando operando totalmente aberto, move-se completamente para dentro do corpo da válvula, reduzindo a queda de pressão.
Agora que entendemos as semelhanças, quais são as principais diferenças entre elas?
As Válvulas Gaveta são fabricadas de acordo com a norma ANSI, enquanto e as Válvulas Guilhotina segundo a norma TAPPI.
Com relação às dimensões, podemos afirmar que as Válvulas Gaveta normalmente são mais largas do que as Válvulas Guilhotina. Além de serem flangeadas e obedecerem às classes de pressão ANSI e estanqueidade API.
Outro ponto importante que diverge as válvulas é com relação ao tamanho do disco. As Válvulas Gaveta contam com discos (cunha) em V, possibilitando a vedação da ao corpo, enquanto a Válvula Guilhotina dispõe um disco mais fino e afiado, facilitando o corte de algum possível sólido que venha a impossibilitar o fechamento, impedindo vazamentos.
As Válvulas Guilhotina em sua maioria são unidirecionais, normalmente fabricadas com o corpo tipo Wafer ou Lug. As vantagens delas é que elas costumam ser mais leves e mais baratas Válvulas Gaveta.
No entanto, pelo fato de as Válvulas Gaveta serem maiores, possuem a capacidade de operar com pressões mais altas (conforme material do corpo e da sede).